SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS
Sedes inaugura espaço com salas de convivência e auditório para servidores
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) inaugurou na última quinta-feira (5) um espaço de convivência destinado ao bem-estar e à qualidade de vida no trabalho para os servidores. O Sedes Colab é um ambiente planejado, localizado na edifício-sede da Sedes, na 515 Norte, para integrar servidores e colaboradores, com auditório amplo, salas de reunião, de amamentação, de relaxamento, de atividade física, de convivência, de integração, sala para atendimento em saúde, além de refeitório, local para brigada de incêndio, estações individuais de estudo e espaço colaborativo para servidores.
“Este novo espaço é inclusivo e acolhedor, pensado para todos os servidores. Seja para aqueles que vêm realizar capacitações, que antes exigiam deslocamentos para outras secretarias, seja para os que aqui trabalham diariamente. Esse ambiente será um ponto de apoio fundamental que está preparado para receber gestantes, servidores que moram nas proximidades e aqueles que precisam resolver questões funcionais. Foi um local criado para atender às diversas necessidades de todos que aqui trabalham e daqueles que nos visitam”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Para marcar a inauguração, durante todo o dia, foram realizadas oficinas, palestras, exposição de arte, e apresentações culturais, incluindo a participação da banda Vozes da Rua, formada por pessoas em situação de rua, conduzida pelo educador social da Sedes Luciano Paiva, do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Taguatinga.
Quem esteve na Sedes para aproveitar o dia de festa aprovou o espaço. Foi o caso de Wanessa Rios, técnica administrativa do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Sobradinho. “Eu gostei muito do novo espaço, porque o trabalho precisa ir além de você ficar só executando. É um espaço que você precisa interagir com outras pessoas, você precisa estar bem e é importante proporcionar isso até para nós podermos trabalhar melhor. É qualidade de vida para o servidor porque você trabalha sentada o dia todo e tem uma oportunidade de relaxar, descansar, até para continuar para os outros turnos de trabalho. Eu penso que isso realmente é um cuidado para o servidor”, avalia a servidora.
Para Wanessa, ter um auditório localizado na região central vai facilitar quando houver reuniões com servidores de outras unidades socioassistenciais. “E também é um ambiente mais central, que está mais novinho, que tem um ar-condicionado, cadeiras novas, um projetor. Você se sente bem aqui.”
Outro destaque foi a sala de amamentação. “Esse espaço traz segurança, um ambiente preparado, adaptado. Ou para essa mulher receber o filho para amamentar, ou para ela coletar o leite, armazenar e levar para casa ao final do dia”, explica a servidora da Sedes Elayne Rangel, que também é enfermeira e especialista em amamentação.
O Espaço Sedes Colab funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos. Algumas salas, como de massagem, de atendimento, de atividade física, de reunião e de integração, além do auditório e das cabines, requerem agendamento prévio para uso. O acesso ao refeitório é permitido para refeições durante a jornada de trabalho, com regras específicas para limpeza e conservação.
Manutenções
Além do Sedes Colab, as unidades da ponta estão, desde o ano passado, em manutenção para melhora da estrutura e renovação dos espaços. Entre centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), de Convivência (Cecons), de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop), restaurantes comunitários e demais aparelhos, são 94 espaços, dos quais 45 passam ou passaram recentemente por adequações. Só neste ano, foram investidos nos reparos R$ 8,7 milhões.
“Ao oferecer um ambiente funcional e confortável, reafirmamos nossa dedicação em proporcionar melhores condições de trabalho, o que, sem dúvida, refletirá na qualidade dos serviços prestados à população”, finaliza a secretária Ana Paula Marra.
*Com informações da Sedes-DF
SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS
GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.
As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.
O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.
Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.
O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).
A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.
Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.
*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)
-
Doutora Jane7 dias atrás
É LEI: Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da Advocacia será celebrado todo dia 24 de outubro
-
PARLAMENTARES DO DF7 dias atrás
Casa do Menino Jesus é escriturada pela Terracap
-
CLDF4 dias atrás
“Tesouro Natterer” vence prêmio do júri oficial do Troféu Câmara Legislativa; “A Câmara” é a escolha do júri popular
-
BRASÍLIA7 dias atrás
No Fórum Lide Brasil, Ibaneis Rocha ataca proposta de corte no reajuste do FCDF
-
CLDF6 dias atrás
Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF
-
GOVERNO FEDERAL4 dias atrás
Governo Federal afasta cerca de 4.500 crianças do trabalho infantil em dois anos
-
CLDF6 dias atrás
CLDF aprova projeto que impede condenados por maus-tratos de adotarem animais
-
CLDF6 dias atrás
Fonoaudiólogos são homenageados no plenário da Câmara Legislativa