Pesquisar

distrito federal

Semana Nacional de Trânsito: vagas no SCS serão interditadas

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Medida, no Dia Mundial Sem Carro (21 e 22), pretende estimular uso de outros meios de transporte. Linha de ônibus sairá do Parque da Cidade

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Começa nesta terça-feira (18/9), no Distrito Federal, a Semana Nacional de Trânsito, que segue até o próximo dia 25 de setembro. O foco da campanha, que tem o título Salve Vidas, reduza a velocidade, é instruir as pessoas, com foco em educação de trânsito, fiscalização, engenharia de tráfego e gestão.

No Distrito Federal serão realizadas palestras, oficinas e cursos nas escolas e órgãos públicos. “Na maioria dos acidentes, o fator humano está presente”, considera Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade (Semob). “Nossa intenção é reduzir as mortes ao máximo. E estamos muito próximos da meta da Organização das Nações Unidas (ONU), que é a de diminuir 50% das mortes por acidentes no trânsito desde 2011”, afirma o secretário.

A partir da quinta-feira, por exemplo, às 18h, o estacionamento do Setor Comercial Sul, em frente ao shopping Pátio Brasil, será interditado para o Dia Mundial Sem Carro, que acontece na sexta-feira (21) e sábado (22). Várias atividades e passeios de bicicletas serão realizadas no local. Uma linha de ônibus saindo do Parque da Cidade será disponibilizada em decorrência da interdição. A linha sairá a cada cinco minutos.

O objetivo é envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Mortes
A educação no trânsito é considerada de suma importância. Até agosto deste ano, por exemplo, foram registradas 213 mortes por acidente no Distrito Federal. A Polícia Militar também vai participar da Semana Nacional de Trânsito por meio de intensificação da fiscalização durante a semana, especialmente para coibir motoristas que dirijam sob efeito de álcool.

Superintendente de trânsito do DER, Carlos Spies aproveitou para informar que, ao longo do ano, os radares do DF estão sendo trocados por equipamentos mais eficientes. E que as câmeras de fiscalização também estão sendo aprimoradas. No domingo (23), como parte da campanha, será realizada a entrega da Estação Bike da Família, no Parque da Asa Delta. A Semana será realizada em uma parceria envolvendo Secretaria de Mobilidade (Semob), Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Batalhão de Trânsito da PM (BPTrans) e Casa Civil.

Fonte: Metropolis
[metaslider id="806794"]
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

distrito federal

ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

Publicados

em

Por

Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

 

De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA