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Servidores denunciam farra de gratificações na Saúde pública do DF

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Pelo menos uma diretora de atenção primária e três funcionários ligados a ela tinham os vencimentos engordados por valores indevidos

Felipe Menezes/Metrópoles

De acordo com a denúncia, a diretora Maria Inês Guedes Borges, que coordena uma das maiores e mais importantes áreas de cobertura em saúde básica do DF, manteria pelo menos quatro gratificações indevidas. Os valores engordam o vencimento mensal da enfermeira, que é de R$ 18.471,54. Somadas, as bonificações representam R$ 4.480 a mais todo mês.

Os pagamentos “extras” incluem uma gratificação por movimentação. O valor de R$ 1.086,24 é usado para beneficiar funcionários que moram longe do local de trabalho. Não é o caso de Maria Inês: ela trabalha e reside na mesma cidade. Uma fonte da Secretaria de Saúde ouvida pelo Metrópoles afirmou que a diretora também recebe adicional por insalubridade (veja comprovante abaixo), num total de R$ 724,16.

“É um absurdo. Só quem deve ter esse benefício são os servidores que trabalham diretamente com pacientes, muitos deles portadores de doenças infectocontagiosas. Com certeza não é o caso dessa diretora”, disse o servidor.

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O contracheque da diretora apresenta gratificações indevidas, a exemplo do adicional de insalubridade, pago apenas ao servidor que trabalha diretamente com o atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas

Trem da alegria
Além de Maria Inês, pelo menos outros dois servidores que ocupam cargos em comissão e trabalham sob o comando da diretora recebem gratificações, cuja legalidade é apurada pela Secretaria de Saúde. Tratam-se dos enfermeiros Antônio Pedro Galas e Aline Vieira. Ambos recebem gratificações por movimentação e por condições especiais de trabalho, voltadas aos integrantes das equipes de visitação que vão até as casas de pacientes (confira comprovantes abaixo).

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Outro lado
Metrópoles ligou para a diretora Maria Inês para questionar o pagamento das gratificações indevidas, segundo as denúncias, e também encaminhou recado por WhatsApp. Mesmo visualizando as mensagens, ela não respondeu.

Os outros dois servidores também foram contactados, mas também não se manifestaram.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde afirmou que a Superintendência da Região de Saúde Central avalia a situação dos servidores e, caso seja apontada alguma irregularidade, os benefícios serão suprimidos das folhas de pagamento.”Além disso, poderá ser solicitada a devolução, ao erário, dos valores creditados indevidamente”, ressaltou a nota.

A pasta explicou, ainda, que preliminarmente, levando-se em consideração apenas os cargos e contracheques, não é possível informar a legitimidade da gratificação. “Por esse motivo, a Superintendência da Região Central iniciou processo para analisar a situação funcional de cada servidor citado, observando outros fatores, como a mudança da legislação, organograma, escala de trabalho e local da efetiva prestação do serviço”, apontou a pasta.

Fonte: Metropolis

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ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

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Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

 

De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

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