Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Sistema de drenagem pluvial da Asa Norte passa por manutenção

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza a manutenção preventiva e corretiva no sistema de drenagem pluvial da Asa Norte. O objetivo é preparar a região, historicamente afetada pelo fluxo de água durante o período de chuvas, para a chegada de possíveis tempestades.

A manutenção no sistema de drenagem pluvial da Asa Norte visa evitar alagamentos na região na temporada de chuvas | Foto: Divulgação/ Novacap

“Intensificamos nossa atuação agora na seca em várias iniciativas com esse objetivo de amenizar os impactos das chuvas, não somente no Plano Piloto, mas em Águas Claras e Santa Maria, por exemplo”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Paralelamente à manutenção no sistema de drenagem, a Companhia tem reforçado a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto

As obras ocorrem na altura da SQN 310/311 desde o início de agosto. De acordo com a equipe técnica responsável pelos trabalhos, a previsão inicial é de concluir a manutenção até o fim do ano. No entanto, por se tratar de uma atuação continuada, outros serviços podem ser agregados, ampliando o prazo para finalização.

Os serviços fazem parte de uma iniciativa maior da Novacap em todo o Distrito Federal, iniciada no fim de 2023, com o investimento de cerca de R$ 1,7 milhão.

Bocas de lobo

Paralelamente à manutenção no sistema de drenagem, a Companhia tem reforçado a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto. O objetivo é amenizar os impactos das chuvas que podem provocar alagamentos nesses locais e nas quadras adjacentes.

“Apesar de ser um serviço pontual, é importante destacar que a Novacap está diariamente nas vias de todo o DF realizando esse trabalho, seja de forma direta ou por meio de empresas contratadas”, esclareceu o chefe da Divisão de Manutenção e Execução de Obras de Drenagem da Companhia, Edvaldo Amaral.

O técnico reforçou que a colaboração do cidadão é fundamental para o bom escoamento da água, uma vez que o entulho retirado é, em sua maioria, doméstico, como sacos plásticos, garrafas PET, latinhas de alumínio e panos. Restos de materiais da construção civil, como areia, tijolos e concreto, também entopem com frequência as bocas de lobo.

*Com informações da Novacap

[metaslider id="806794"]

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA