SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS
Telemedicina garante segurança em atendimentos no Hospital Cidade do Sol
A telemedicina é um recurso disponibilizado pelo IgesDF há quatro anos para que os médicos das unidades possam discutir quadros clínicos com especialistas e otimizar condutas, seja na alteração de um medicamento, na avaliação de resultado de exames ou na promoção de alta médica com segurança.
Para o médico cardiologista Elisson Furtado, chefe do Núcleo da Telemedicina, a busca pelo formato é, em geral, feita por profissionais que ainda não possuem especialidades. “A telemedicina é muitas vezes acionada por médicos generalistas que sentem a necessidade de um apoio na tomada de decisão”.
Segundo a coordenadora médica do HSol, Juliana Barros, o uso da telemedicina gera segurança para o colaborador e para o paciente, além de acelerar o processo de alta.
“Desde o início dos trabalhos aqui no HSol, o uso da telemedicina é incentivado entre os médicos da equipe e foi muito aceito pelos mesmos. Eles sentem mais segurança na hora de assinar uma alta sabendo que tiveram o suporte de um especialista e os pacientes sentem o mesmo sabendo que estão sendo bem assistidos”, lembra Juliana. “Todo esse processo ajuda a acelerar o tratamento do paciente que não precisa ficar saindo da unidade para receber um atendimento, facilmente resolvido por meio da plataforma de chamada de vídeo”, completa.
Vinícius da Silva, médico plantonista do HSol, elogiou o sistema. “A telemedicina gerou uma eficiência no cuidado com os pacientes e agilidade no acompanhamento com o especialista porque conseguimos resolver no dia a dia questões que antes iam necessitar do transporte do paciente, que também ia precisar de uma vaga disponível para poder fazer esse atendimento, além de trazer segurança e maior conhecimento para quem está aqui na ponta”.
Algumas das especialidades disponíveis para os médicos do IgesDF na telemedicina são cardiologia, clínica médica, pneumologia, neurologia, pediatria, psiquiatria e nefrologia.
*Com informações do IgesDF
SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS
GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.
As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.
O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.
Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.
O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).
A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.
Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.
*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)
-
Doutora Jane6 dias atrás
É LEI: Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da Advocacia será celebrado todo dia 24 de outubro
-
PARLAMENTARES DO DF6 dias atrás
Casa do Menino Jesus é escriturada pela Terracap
-
BRASÍLIA7 dias atrás
Grupo Paulo Octávio entrega a Brasília, o Residencial Marianne Peretii, mais um belíssimo empreendimento do Grupo.
-
BRASÍLIA7 dias atrás
Casa da Moldura faz exposição de arte de 12 dos melhores artistas de Brasília
-
BRASÍLIA6 dias atrás
No Fórum Lide Brasil, Ibaneis Rocha ataca proposta de corte no reajuste do FCDF
-
CLDF5 dias atrás
Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF
-
CLDF6 dias atrás
CLDF aprova projeto que impede condenados por maus-tratos de adotarem animais
-
CLDF5 dias atrás
Fonoaudiólogos são homenageados no plenário da Câmara Legislativa