O segmento de SUVs / crossovers – excluídos da contagem os modelos compactos – registrou mais um mês de forte crescimento nas vendas. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, em março foram registradas 28.085 unidades, quase 33% a mais do que há um ano (21.170) e 4,4% acima das 26.908 unidades de fevereiro. O total do mês passado representou aproximadamente 15,3% de todos os 184.068 veículos emplacados no país.
E o maior responsável pelo avanço nos números veio do representante da Toyota entre os modelos intermediários. Com 5.834 unidades, o Corolla Cross superou seu recorde de vendas pelo 2º mês consecutivo graças a um crescimento de mais de 75% frente a 2024. Com esse desempenho, ele assumiu a liderança geral da categoria no acumulado de 2025.

Foto de: Motor1.com
Toyota Corolla Cross (5.834) superou seu recorde de vendas pelo 2º mês
Vice, o Jeep Compass (4.018) viu a desvantagem para o líder superar as 1,8 mil unidades. Atrás do BYD Song (2.785), o Taos foi o outro grande destaque de março: com 2.408 unidades, o modelo da Volkswagen jamais havia vendido tanto desde sua chegada ao Brasil em 2021 – até então, as 2.075 unidades emplacadas em julho de 2024 tinham sido o seu melhor resultado.
Superado novamente pelo GWM Haval H6 (1.778), o Caoa Chery Tiggo 7 (1.707) ficou abaixo dos dois mil emplacamentos pela 1ª vez desde julho passado – o modelo, vale destacar, vem perdendo fôlego desde outubro. Sétimo, o Mitsubishi Eclipse Cross (703) registrou a maior evolução frente a fevereiro no top 10 (+43,8%). Em nono, o Honda ZR-V (179) perdeu mais de 70% dos compradores de 2024.

Caoa Chery Tiggo 7 (1.707) foi superado novamente pelo GWM Haval H6 (1.778), ficando abaixo das duas mil unidades pela 1ª vez desde julho de 2024
SUVs / Crossovers II |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAR/25 |
FEV/25 |
MAR/24 |
% MAR 25 |
% FEV 25 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
13011 |
5834 |
5351 |
3326 |
28,19% |
26,56% |
9,03% |
75,41% |
2º |
JEEP COMPASS |
12757 |
4018 |
4303 |
3971 |
19,41% |
21,36% |
-6,62% |
1,18% |
3º |
BYD SONG* |
8646 |
2785 |
2681 |
1447 |
13,46% |
13,31% |
3,88% |
92,47% |
4º |
VW TAOS |
5768 |
2408 |
1747 |
930 |
11,63% |
8,67% |
37,84% |
158,92% |
5º |
GWM HAVAL H6 |
5767 |
1778 |
1748 |
1097 |
8,59% |
8,68% |
1,72% |
62,08% |
6º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
6448 |
1707 |
2140 |
1745 |
8,25% |
10,62% |
-20,23% |
-2,18% |
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1778 |
703 |
489 |
703 |
3,40% |
2,43% |
43,76% |
0,00% |
8º |
FORD TERRITORY |
1677 |
462 |
603 |
128 |
2,23% |
2,99% |
-23,38% |
260,94% |
9º |
HONDA ZR-V |
541 |
179 |
196 |
619 |
0,86% |
0,97% |
-8,67% |
-71,08% |
10º |
HYUNDAI TUCSON |
494 |
174 |
187 |
51 |
0,84% |
0,93% |
-6,95% |
241,18% |
11º |
CHEVROLET EQUINOX |
642 |
160 |
196 |
232 |
0,77% |
0,97% |
-18,37% |
-31,03% |
12º |
FORD BRONCO SPORT |
482 |
148 |
181 |
220 |
0,72% |
0,90% |
-18,23% |
-32,73% |
13º |
TOYOTA RAV4 |
629 |
102 |
135 |
184 |
0,49% |
0,67% |
-24,44% |
-44,57% |
14º |
HONDA CR-V |
280 |
91 |
93 |
150 |
0,44% |
0,46% |
-2,15% |
-39,33% |
15º |
KIA SPORTAGE |
209 |
63 |
54 |
107 |
0,30% |
0,27% |
16,67% |
-41,12% |
16º |
SUBARU FORESTER |
69 |
53 |
16 |
15 |
0,26% |
0,08% |
231,25% |
253,33% |
17º |
KIA NIRO |
57 |
24 |
16 |
59 |
0,12% |
0,08% |
50,00% |
-59,32% |
18º |
HYUNDAI KONA |
35 |
9 |
8 |
26 |
0,04% |
0,04% |
12,50% |
-65,38% |
|
|
59290 |
20698 |
20144 |
15010 |
100,00% |
100,00% |
2,75% |
37,89% |

Foto de: Caoa Chery
Caoa Chery Tiggo 8 (1.307) foi líder entre os maiores pela 1ªvez, se aproximando da 2ª posição no acumulado do ano
Já entre os modelos maiores, pela 1ª vez tivemos a liderança do Caoa Chery Tiggo 8 (1.307) – com o resultado, o modelo se aproximou bastante da 2ª posição no acumulado do ano. Preferido nos cinco meses anteriores, o Toyota SW4 (1.230) teve uma perigosa aproximação do Jeep Commander (1.198). Março também marcou a estreia do GWM Tank 300 (112) no ranking.
Vice, o Jeep Compass (4.018) viu a desvantagem para o líder superar as 1,8 mil unidades. Atrás do BYD Song (2.785), o Taos foi o outro grande destaque de março: com 2.408 unidades, o modelo da Volkswagen jamais havia vendido tanto desde sua chegada ao Brasil em 2021 – até então, as 2.075 unidades emplacadas em julho de 2024 tinham sido o seu melhor resultado.
SUVs / Crossovers III |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAR/25 |
FEV/25 |
MAR/24 |
% MAR 25 |
% FEV 25 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
3276 |
1307 |
930 |
615 |
29,57% |
23,07% |
40,54% |
112,52% |
2º |
TOYOTA SW4 |
4335 |
1230 |
1413 |
1076 |
27,83% |
35,04% |
-12,95% |
14,31% |
3º |
JEEP COMMANDER |
3487 |
1198 |
1202 |
1026 |
27,10% |
29,81% |
-0,33% |
16,76% |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
455 |
223 |
110 |
99 |
5,05% |
2,73% |
102,73% |
125,25% |
5º |
MITSUBISHI PAJERO |
567 |
183 |
234 |
159 |
4,14% |
5,80% |
-21,79% |
15,09% |
6º |
VW TIGUAN |
354 |
141 |
106 |
348 |
3,19% |
2,63% |
33,02% |
-59,48% |
7º |
GWM TANK 300 |
112 |
112 |
0 |
0 |
2,53% |
0,00% |
– |
– |
8º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
60 |
24 |
26 |
11 |
0,54% |
0,64% |
-7,69% |
118,18% |
9º |
JEEP WRANGLER |
32 |
2 |
11 |
14 |
0,05% |
0,27% |
-81,82% |
-85,71% |
|
|
12678 |
4420 |
4032 |
3348 |
100,00% |
100,00% |
9,62% |
32,02% |

BMW X1 (408) foi líder entre os premium de entrada
Na disputa entre os modelos premium de entrada, a liderança do BMW X1 (408) sobre o Volvo EX30 (368) segue apertada, com os dois modelos com avanços similares em relação a fevereiro – vale destacar, este foi o melhor resultado para o Volvo desde junho (666). Audi Q3 (178) e Mercedes GLA (123) repetiram as posições do mês anterior, mas com o primeiro com vantagem um pouco maior.
SUVs / Crossovers Premium I |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAR/25 |
FEV/25 |
MAR/24 |
% MAR 25 |
% FEV 25 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
BMW X1 |
1159 |
408 |
318 |
498 |
32,36% |
29,39% |
28,30% |
-18,07% |
2º |
VOLVO EX30 |
909 |
368 |
286 |
0 |
29,18% |
26,43% |
28,67% |
– |
3º |
AUDI Q3/RSQ3 |
508 |
178 |
145 |
227 |
14,12% |
13,40% |
22,76% |
-21,59% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLA |
331 |
123 |
118 |
64 |
9,75% |
10,91% |
4,24% |
92,19% |
5º |
LAND ROVER EVOQUE |
103 |
39 |
31 |
51 |
3,09% |
2,87% |
25,81% |
-23,53% |
6º |
VOLVO XC40 |
174 |
39 |
46 |
84 |
3,09% |
4,25% |
-15,22% |
-53,57% |
7º |
BMW IX1 |
75 |
31 |
22 |
58 |
2,46% |
2,03% |
40,91% |
-46,55% |
8º |
BMW X2 |
149 |
30 |
53 |
0 |
2,38% |
4,90% |
-43,40% |
– |
9º |
ZEEKR X |
53 |
21 |
32 |
0 |
1,67% |
2,96% |
-34,38% |
– |
10º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
61 |
19 |
20 |
89 |
1,51% |
1,85% |
-5,00% |
-78,65% |
11º |
VOLVO C40 |
60 |
5 |
11 |
124 |
0,40% |
1,02% |
-54,55% |
-95,97% |
|
|
3582 |
1261 |
1082 |
1195 |
100,00% |
100,00% |
16,54% |
5,52% |

Foto de: Divulgação
Entre os premium intermediários, o Volvo XC60 (161) recuou quase 43% nos últimos doze meses
Entre os premium intermediários, o Volvo XC60 (161) recuou quase 43% nos últimos doze meses, mas manteve a posição de honra, embora sob uma ameaça tão direta desta vez: Porsche Macan (144), Audi Q5 (140) e Mercedes GLC (130), este último crescendo mais de 145% frente a 2024.
SUVs / Crossovers Premium II |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAR/25 |
FEV/25 |
MAR/24 |
% MAR 25 |
% FEV 25 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
VOLVO XC60 |
663 |
161 |
271 |
282 |
17,22% |
27,71% |
-40,59% |
-42,91% |
2º |
PORSCHE MACAN |
454 |
144 |
151 |
155 |
15,40% |
15,44% |
-4,64% |
-7,10% |
3º |
AUDI Q5/SQ5 |
358 |
140 |
95 |
159 |
14,97% |
9,71% |
47,37% |
-11,95% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLC |
379 |
130 |
124 |
53 |
13,90% |
12,68% |
4,84% |
145,28% |
5º |
BMW X4 |
277 |
83 |
94 |
107 |
8,88% |
9,61% |
-11,70% |
-22,43% |
6º |
BMW X3 |
124 |
76 |
38 |
64 |
8,13% |
3,89% |
100,00% |
18,75% |
7º |
LAND ROVER DEFENDER |
249 |
72 |
73 |
76 |
7,70% |
7,46% |
-1,37% |
-5,26% |
8º |
MERCEDES-BENZ GLB |
198 |
52 |
67 |
46 |
5,56% |
6,85% |
-22,39% |
13,04% |
9º |
LEXUS NX |
118 |
41 |
36 |
37 |
4,39% |
3,68% |
13,89% |
10,81% |
10º |
BMW IX3 |
20 |
10 |
7 |
26 |
1,07% |
0,72% |
42,86% |
-61,54% |
11º |
LAND ROVER VELAR |
38 |
10 |
13 |
29 |
1,07% |
1,33% |
-23,08% |
-65,52% |
12º |
BYD TAN |
22 |
8 |
5 |
10 |
0,86% |
0,51% |
60,00% |
-20,00% |
13º |
CHEVROLET BLAZER EV |
12 |
4 |
2 |
0 |
0,43% |
0,20% |
100,00% |
– |
14º |
JAGUAR F-PACE |
6 |
4 |
2 |
17 |
0,43% |
0,20% |
100,00% |
-76,47% |
|
|
2918 |
935 |
978 |
1061 |
100,00% |
100,00% |
-4,40% |
-11,88% |

Foto de: Porsche
Com seu melhor desempenho desde junho (324), o Porsche Cayenne (178) sobrou entre os modelos mais caros
Triplicando as vendas de um ano atrás e com seu melhor desempenho desde junho (324), o Porsche Cayenne (178) sobrou entre os modelos mais caros e ampliou para 80 unidades a sua vantagem no acumulado de 2025. Preferido por 118 consumidores, o Land Rover Discovery foi o adversário mais próximo, com o Volvo XC90 (107) surgindo no pódio
SUVs / Crossovers Premium III |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAR/25 |
FEV/25 |
MAR/24 |
% MAR 25 |
% FEV 25 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
422 |
178 |
112 |
58 |
23,09% |
16,67% |
58,93% |
206,90% |
2º |
LAND ROVER DISCOVERY* |
342 |
118 |
109 |
138 |
15,30% |
16,22% |
8,26% |
-14,49% |
3º |
VOLVO XC90 |
238 |
107 |
100 |
110 |
13,88% |
14,88% |
7,00% |
-2,73% |
4º |
BMW X5 |
275 |
93 |
104 |
23 |
12,06% |
15,48% |
-10,58% |
304,35% |
5º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
165 |
81 |
39 |
59 |
10,51% |
5,80% |
107,69% |
37,29% |
6º |
MERCEDES-BENZ GLE |
239 |
71 |
82 |
69 |
9,21% |
12,20% |
-13,41% |
2,90% |
7º |
BMW X7 |
71 |
38 |
14 |
12 |
4,93% |
2,08% |
171,43% |
216,67% |
8º |
AUDI Q8 |
73 |
35 |
24 |
14 |
4,54% |
3,57% |
45,83% |
150,00% |
9º |
BMW X6 |
97 |
15 |
34 |
53 |
1,95% |
5,06% |
-55,88% |
-71,70% |
10º |
AUDI Q7 |
40 |
14 |
16 |
6 |
1,82% |
2,38% |
-12,50% |
133,33% |
11º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
66 |
11 |
29 |
0 |
1,43% |
4,32% |
-62,07% |
– |
12º |
BMW IX |
31 |
10 |
9 |
14 |
1,30% |
1,34% |
11,11% |
-28,57% |
|
|
2059 |
771 |
672 |
556 |
100,00% |
100,00% |
14,73% |
38,67% |
Observações:
– Emplacamentos de março/25 indisponíveis para os modelos Aston Martin DBX, Audi E-Tron, BMW iX2, Chevrolet Equinox EV, Ford Mustang Mach E, Hyundai Palisade, Jaguar i-Pace, Kia EV5, Kia EV6, Kia EV9, Lamborghini Urus, Maserati Levante, Mercedes EQA, Mercedes EQB, Mercedes EQC, Mercedes EQE SUV, Mercedes EQS SUV, Mercedes GLS, Renault Megane E-Tech, Rolls-Royce Cullinan, Tesla Model Y e Volvo EX90;
– Resultado do BYD Song inclui emplacamentos das versões Plus e Pro; e
– Resultado do Land Rover Discovery** incluem emplacamentos da versão Sport.
Fonte: Fenabrave