BRASÍLIA

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Ibaneis confirma que vai ter Secretaria só para cuidar dos idosos

Publicados

em

“É uma área que precisa de uma atenção especial”, disse ao Metrópoles. Washington Mesquita é o nome cotado para assumir a pasta

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) decidiu se recolher nesta quinta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República, para descansar ao lado da família. Por telefone, o emedebista revelou ao Metrópoles que vai criar a Secretaria do Idoso. “É uma área que precisa de uma atenção especial, assim como a da Mulher. Quando eu era presidente da Ordem [dos Advogados do Brasil] (OAB-DF), o número de atendimentos de casos de idosos era muito grande”, assinalou.

Segundo o futuro chefe do Executivo local, o objetivo da pasta será desenvolver políticas públicas para a área. “Se o idoso tem um problema, é preciso solucionar. Eles são grande parte da população e a tendência é crescer cada vez mais. Por isso, há necessidade de uma secretaria só para este assunto”, explicou.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

A pasta foi criada no governo de Agnelo Queiroz (PT). No primeiro mês de mandato, o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB) extinguiu o órgão e o transformou em uma Secretaria Adjunta da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

Leia Também:  Mais um beco da rota acessível recuperado no Cruzeiro Velho

Ibaneis disse que ainda não há nomes para assumir a secretaria. O nome do ex-deputado distrital Washington Mesquita (PTB) é cotado. “É uma boa pessoa, mas eu ainda não discuti com a minha equipe sobre o assunto. Como já disse, quero definir nomes com calma e responsabilidade”, frisou. Mesquita teve um mandato legislativo entre 2011 e 2014. Foi candidato nas últimas eleições, mas não se elegeu.

O governador eleito vai ter também na estrutura do Executivo, a partir de 1º de janeiro de 2019, a Secretaria da Mulher. Quem vai comandar a pasta é Éricka Flippelli, nora do ex-vice-governador do Distrito Federal Tadeu Filippelli (MDB).

Dados
De janeiro a setembro deste ano, 4.943 pessoas foram atendidas pela Central Judicial do Idoso nos serviços de acolhimento, mediação, psicossocial e em palestras realizadas pelos profissionais do setor. Chegaram ao órgão ligado ao Judiciário 748 novos casos, dos quais 209 envolveram algum tipo de violência.

A mais frequente é a psicológica, com 78 registros, ou 37% do total. A violência financeira veio em segundo, com 50 casos, ou 24%. Foram 36 ocorrências de agressões contra idosos (17,2%) no período analisado; 30 de negligência (14,3%); e 14 situações de abandono (7%).

Leia Também:  Influenciadores digitais se reúnem com secretário de Ciência e Tecnologia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2060, o Brasil terá mais idosos do que crianças. Segundo a Revisão 2018 da Projeção de População do órgão, publicada no dia 25 de julho deste ano, a população deve crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas.

A partir daí, deve diminuir gradualmente, até que em 2060 chegará a 25,5% do total. Atualmente, 9,2% da população brasileira é composta por maiores de 65 anos. Hoje, os jovens até 14 anos representam 21,9% do total. Nas próximas quatro décadas, esse número deve reduzir para 13,9%.

No Distrito Federal, ainda de acordo com cálculos do IBGE, divulgados este ano, a proporção de idosos para jovens, em 2060, será a segunda maior entre as 27 unidades da Federação – dois para um.

Fonte: Metropolis

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Avatar

Publicados

em

Por

Fotos: Ricardo Fonseca/PSD

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta terça-feira (23), em solenidade com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e do presidente do partido no DF, Paulo Octávio. Outros nomes de relevo da legenda, como o líder do partido na Câmara, o deputado federal Antônio Brito (BA), também estiveram presentes ao ato de filiação.

Para Paulo Octávio, presidente da agremiação no DF, Fonseca trará experiência e credibilidade ao partido, por sua trajetória política como ministro e nos dois mandatos exercidos na Câma dos Deputados. “É um político que fará a diferença no PSd, por ser um quadro que agrega, que constrói. Ronaldo Fonseca é um homem de diálogo e de construção de pontes”, disse, antes de passar a palavra ao líder do PSD na Câmara, deputado federal Antônio Brito. “Eu quero que vocês ouçam um pouquinho esse homem, que realmente é um extraordinário correntino e com quem tenho aprendido muito”, completou.

Segundo Antônio Brito, que deixou a reunião do colégio de líderes que tratava do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) para participar da filiação de Ronaldo Fonseca, a união partidária é importantíssima, especialmente quando um novo nome de relevo se integra à agremiação. “A nossa unidade é feita a partir desta orientação do presidente Kassab. Somos um partido moderado, equilibrado e que dialoga com todos para que a gente possa desenvolver o Brasil”, destacou.

Líder do PSD na Câmara Legislativa, o deputado distrital Robério Negreiros também elogiou a filiação de Ronaldo Fonseca. “Somos um partido, como o próprio líder Brito falou, de centro, que dialoga. Acho que a população brasileira está cansada desses extremismos, tanto do lado da direita, do lado da esquerda. Mas somos centro não no sentido de não nos posicionarmos, muito pelo contrário”, disse.

Leia Também:  Influenciadores digitais se reúnem com secretário de Ciência e Tecnologia

“É só seguirmos a trajetória que o Kassab vem traçando desde a fundação. O PSD é um partido que foi de Juscelino Kubitschek. Estou nele para somar e para ajudar. E quero parabenizar o presidente Paulo Octávio, que é uma pessoa de exemplo não só na política, como na questão empresarial. Seja bem-vindo, Ronaldo. Vamos fazer o PSD crescer mais e mais”, completou.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, definiu a filiação de Ronaldo Fonseca como um momento emblemático e que mostra que o PSD cresce em todos os lugares. “O mais importante é que o partido tem quadros de qualidade. Que as pessoas vejam o Brasil como o Ronaldo, filiado pelo Paulo Octávio, e com a renovação e a juventude, como o André Octávio Kubitschek”, definiu.

“Nós estamos muito felizes com o crescimento do partido. Aqui em Brasília, essa filiação do Ronaldo é um passo importante para consolidar o partido, para começar a sonhar com voos mais altos. E que você possa aqui contribuir conosco, e a gente possa contribuir com você. É a filiação de uma pessoa que foi um bom deputado, um bom ministro, é um importante líder religioso, um importante líder político e um profundo conhecedor de Brasília e do Brasil”, completou.

Homenageado da tarde, o ex-deputado Ronaldo Fonseca começou seus discurso destacando estar cercado de amigos. “Eu vou escolher um amigo e, em nome dele, vou cumprimentar cada um de vocês, que é o meu amigo Agnelo (Queiroz)”, disse, citando o ex-governador do DF, que estava presente à solenidade. “Quando tive mandato como deputado federal, fiz muitas coisas por Brasília, pois ele me dava condições para isso”, completou.

Leia Também:  Novembro vem aí e traz mais empregos

Fonseca lembrou que o primeiro convite para integrar os quadros do PSD foi feito pelo próprio Gilberto Kassab, quando da crição do partido. “Brasília não tem eleição nesse momento, mas quero me colocar à disposição do partido para ajudar em nível nacional. Nós podemos ajudar muito agora, nessa campanha, para fazermos o maior número de prefeitos e vereadores, o que será a base para um partido mais forte em 2026”, completou.

“Eu quero agradecer o Robério (Negreiros), que está presente aqui, um amigo antigo, também o (Jorge) Vianna, que também é deputado distrital pelo PSD. Eu tive a oportunidade de presidir vários partidos, e eu estava sempre querendo ficar próximo do PSD. Hoje, o PSD está nas mãos de um grande amigo meu, o Paulo Octávio. E tudo isso construído também pela senadora Eliziane Gama, lá do Maranhão”, avaliou.

Por fim, Ronaldo Fonseca agradeceu ao presidente Gilberto Kassab. “Eu quero dizer ao Paulo (Octávio) e aos membros do PSD, que sou um político de massa, eu gosto de fazer movimentos, e nós precisamos fazer o PSD ser o maior partido do Brasil. Temos todas as condições, sob a liderança do Paulo Octávio, um homem de muita tranquilidade. Nós tornaremos o PSD, o maior partido de Brasília. Nós vamos eleger aqui, em 2026, no mínimo, três distritais, e vou, junto ao Paulo de Octávio, garantir aqui que aqui em Brasília não tenhamos só um deputado federal”, completou.

Fonte: Ascom PSD

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?