Seja bem-vindo · Brasília, 15/12/2025
AO VIVO
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
BRASIL POLITICO STJ

TJDFT implementa novos equipamentos para modernização do Data Center principal da Corte

Por Redação 13/12/2025 às 12h44 • Atualizado em 13/12/2025 às 12h52
Imagem da matéria

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Waldir Leôncio Júnior, visitou as instalações do Data Center principal da Corte na tarde desta sexta-feira, 12/12. A ida ao local incluiu o Centro de Monitoramento e Controle de TIC (CMCTIC), além das salas Cofre e de Telecomunicações.

Em abril deste ano, o Tribunal iniciou a implantação do projeto de modernização do espaço com o objetivo de aumentar a segurança dos sistemas e dos dados do tribunal. A iniciativa faz parte do Programa de Transformação Digital (PTD). Foram investidos cerca de R$ 4 milhões.

A modernização incluiu a troca dos antigos equipamentos e sistemas de climatização, segurança e monitoramento por itens mais modernos e com maior desempenho. Além disso, foi adicionado o sistema de enclausuramento, o que contribui para a melhoria da eficiência energética.

Na ocasião, o presidente do TJDFT lembrou que a modernização da área de tecnologia, além de ser um legado para das próximas décadas, permite que magistrados(as) e servidores(as) desempenhem suas funções com mais tranquilidade. “Sem essa ferramenta aqui, nós não poderíamos trabalhar os processos que  temos que trabalhar. O que está sendo feito aqui representa um legado para dez ou 20 anos. Isso porque o Tribunal pode trabalhar tranquilamente que os equipamentos estarão sempre bem cuidados aqui”, afirmou.

O desembargador também agradeceu ao trabalho feito pelos(as) servidores(as) da área de tecnologia da informação. “Graças a essa tecnologia, inovação que vocês sempre trazem, estamos sempre na frente”, completou.

Data Center

Atualmente, o TJDFT conta com dois Data Centers locais no Distrito Federal, além de um ambiente de nuvem, que funciona como um terceiro Data Center. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação (SETI) do TJDFT, Luiz Fernando Serique, esses espaços ajudam a manter os sistemas do TJDFT sempre disponíveis para os(as) usuários(as) da Justiça do DF. “Isso representa maior segurança dos dados, maior disponibilidade dos sistemas. Tendo mais redundância, se tiver uma falha, nós temos mais manobras que podem ser feitas para não ter essa percepção do lado do jurisdicionado. Como nós temos várias redundâncias, isso dá mais flexibilidade e resulta em um sistema sempre disponível para o usuário, com maior desempenho”, pontuou.

O secretário-Geral do TJDFT, Celso de Oliveira,  frisou que sem o apoio da alta administração do Tribunal nada do que foi feito teria sido possível. " Hoje evoluímos porque temos o presidente Waldir que gosta de tecnologia e quer expandir  tecnologia para toda a sociedade", disse.

Sistema de enclausuramento

Luiz Fernando Serique explicou que o sistema enclausuramento, além de melhorar o desempenho dos equipamentos de TI, contribui para a redução do consumo de energia elétrica.  “O Data Center consome muita energia. Então, além de monitorar melhor e ter um nível mais estável, ele ainda reduz o consumo de energia elétrica. Isso contribui para a sustentabilidade, redução de custos do Tribunal e ainda melhora o desempenho dos equipamentos”, completou.

Também acompanharam a visita o coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura de TI, Kleber Aires Belem; o supervisor do Núcleo de Monitoramento e Administração de Data Centers, Roberto Marques de Souza; o supervisor do Núcleo de Suporte a Rede Convergentes, Paulo Sebba, o supervisor do Núcleo de Atendimento a Magistrados, Divaldo Souza, e o assessor de Gestão de Desenvolvimento Organizacional da Secretaria-Geral, Hernani Tavares.