BRASÍLIA

diversos

Lifan fecha fábrica no Uruguai e sai oficialmente do país

Publicados

em

Lifan fecha fábrica no Uruguai e sai oficialmente do país

A Lifan Motors deixou oficialmente o Uruguai, fechando em definitivo a fábrica de San José, onde produziu alguns modelos sob regime de CKD há alguns anos. Para piorar a situação, ela também declarou que não tem como pagar as rescisões de 66 trabalhadores.

Tendo chegado ao Uruguai em 2013, após adquirir a Effa Motors, a Lifan chegou a empregar 350 pessoas no local e montar modelos como o LF 320, modelo “inspirado” no MINI Cooper, além do 620, um clone completo do Corolla antigo.

Com produção voltada especialmente para exportação, com o Brasil sendo o destino principal, a Lifan chegou a fazer lá o X60, que era enviado ao Brasil por via rodoviária.

No Uruguai, a marca conseguiu do governo a venda de 300 carros sem airbag e ABS, indo contra a legislação nacional, que exige estes equipamentos.

Kevin Lau, presidente da Lifan para Brasil e Uruguai, teria garantido em 2019 a manutenção da produção de carros no país vizinho, garantindo assim a permanência da operação em San José.

Lifan fecha fábrica no Uruguai e sai oficialmente do país

No entanto, nada aconteceu desde 2018, quando a produção efetivamente parou e, então, agora a operação é completamente encerrada. Ao sul do Brasil, a Lifan tinha dois produtos: X7 e X50.

Leia Também:  Fiat-Jeep: problema de corrosão gera orçamento de até R$ 49 mil

Este último, um crossover compacto, havia sido prometido ao mercado nacional e chegou a ser visto pela imprensa brasileira, quando a Lifan levou um grupo de jornalistas à China.

Aqui, com o X60, a marca chinesa chegou a aparecer bem no mercado, tendo ainda apresentado o X80, um SUV de sete lugares para brigar com o JAC T80.

Atualmente, nada se sabe sobre as vendas da Lifan, visto que a marca saiu da Abeifa e não tem registro de vendas na Fenabrave. O site da marca e de alguns revendedores continua ativo, sendo que algumas lojas ainda vendem unidades usadas do X60.

Com a Geely sendo o maior acionista da Lifan no momento, a mesma decidiu retirar a operação do Uruguai, segundo foi anunciado ao sindicato local.

[Fonte: Autoblog Uruguay/El País]

AUTOMOTIVO

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

diversos

Ponte entre RS e SC cai com 100 foliões que voltavam do carnaval

Avatar

Publicados

em

Por

Imagem mostra estrutura comprometida nesta manhã de segunda-feira. Foto: Corpo de Bombeiros de Passo de Torres/Divulgação

Há feridos e desaparecidos; estrutura tinha capacidade para apenas 20

Uma ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) teve parte de sua estrutura rompida. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, o acidente aconteceu por volta das 2h20 de hoje, 20, por causa do excesso de peso.

Cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte, que só tem capacidade para 20 para travessia, quando ela cedeu.

A Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros informaram que pelo menos 30 pessoas já foram resgatadas da água e há pelo menos três pessoas desaparecidas, entre elas uma mãe e o filho de 1 ano. Os bombeiros continuam as buscas.

fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Leia Também:  Novo Hyundai Creta chega com preços a partir de R$ 107.490
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?