BRASÍLIA

BRASÍLIA

Nova secretaria DF Legal vai investir no crescimento ordenado

Publicados

em

Nova secretaria DF Legal vai investir no crescimento ordenado

Prestes a deixar de ser Agefis e se tornar DF Legal, a Agência de Fiscalização já trabalha em sua nova missão institucional: promover o crescimento ordenado da cidade, dentro da legalidade. A Secretaria terá novas atribuições e um novo perfil de atuação, incluindo a mediação e conciliação de conflitos, além de pautar sua atuação em conjunto com os demais órgãos do governo. A Câmara Legislativa do DF deve votar, em breve, o Projeto de Lei de criação do DF Legal, que deixará de ser autarquia e ganhará o status de Secretaria.

Georgeano Trigueiro, auditor de carreira e diretor-presidente da Agência de Fiscalização – DF Legal, explica que o trabalho será focado na prevenção para evitar a proliferação de grandes invasões.

“Hoje, metade do Distrito Federal é fruto de ocupações irregulares e são áreas em processo de regularização. Temos de focar no ordenamento da cidade. A forma mais inteligente de fazer isso é combatendo as ocupações ainda no início. Para isso, dispomos de equipes que monitoram o DF diuturnamente”.

Leia Também:  Troca no Buriti: Ibaneis volta ao trabalho nesta semana e Celina Leão sai de férias

Trigueiro explica que o Distrito Federal “como um todo” precisa passar por um grande processo de regularização e isso só é possível com a inteiração entre todos os órgãos de governo. O grande objetivo é criar vários canais que promovam habitação para a população, em variadas faixas econômicas.

“Quando se vê uma invasão, muitas pessoas só pensam em ter seu lar, um pedaço de chão seu. Mas isso traz uma grande carga para o governo, pois é necessário fornecer saúde, educação, transporte segurança, água, luz e muitos outros insumos básicos”, destaca Trigueiro. O diretor-presidente explica que o planejamento do crescimento ordenado é justamente para criar novas áreas com toda a infraestrutura possível. “Nosso desafio é trabalhar regularidade dentro do viés do crescimento”.

A demolição de casas antigas só ocorrerá em última instância, após todas as tratativas e tentativas de regularização, se a área permitir. O DF Legal faz parte do Comitê de Governança do Território do DF, em conjunto com mais 12 órgãos do Governo, e o foco inicial são invasões com edificações precárias e em áreas de risco. “Vamos evitar que novos parcelamentos irregulares surjam e os atuais cresçam”, enfatiza Trigueiro.

Leia Também:  União apresenta medidas de proteção a escolas para governadores e prefeitos

COMPETÊNCIAS

Compete à Agência de Fiscalização executar as políticas de proteção da ordem urbanística do Distrito Federal, tais como:

. O controle da expansão urbana e das obras irregulares em todo o Distrito Federal, bem como as ações para coibir grilagens de terras públicas;

. Acompanhar as obras regulares que têm o alvará de construção;

. Retirada de comércios irregulares em áreas públicas de todo o DF;

. Fiscalização do horário de funcionamento dos estabelecimentos em estabelecimentos espalhados por todo o DF;

. Fiscalização de entulho em local impróprio e de grandes obras;

. Retirada da poluição visual na área tombada de Brasília e de faixas em área pública de todo o DF;

. As ações para coibir atividades proibidas em perímetro escolar, além de outras medidas são atividades exercidas rotineiramente.

Fonte: Times Brasília

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

BRASÍLIA

Paulo Octávio participa da Terceira Edição do Fórum Mundial Niemeyer (@forummundialniemeyer), aberto no Palácio do Itamaraty.

Avatar

Publicados

em

Por

Aconteceu a terceira edição do Fórum Mundial Niemeyer (@forummundialniemeyer), aberto no Palácio do Itamaraty e cujos trabalhos se estendem até dia 3, no Instituto Serzedello Corrêa.

Nesta edição de Brasília, o Fórum chega em um momento oportuno, para discutir os próximos anos da cidade, o plano urbanístico e o tombamento dessa nossa extraordinária capital. Além disso, nos proporciona a chance de reviver o legado de Niemeyer, fundamental para os estudos e a programação do nosso futuro.

“Foi com muita alegria que me juntei aos patrocinadores da terceira edição do Fórum Mundial Niemeyer (@forummundialniemeyer), aberto no Palácio do Itamaraty e cujos trabalhos se estendem até dia 3, no Instituto Serzedello Corrêa. Os debates têm como foco as cidades, seus desafios e metas para um futuro próximo e a perspectiva de um mundo sustentável.” Paulo Octávio

Parabenizo o bisneto do grande Oscar, o Paulo Niemeyer (@pauloniemeyer.oficial), que também é arquiteto e vem assumindo a tarefa de levar adiante este legado, com o toque da necessária itinerância dos encontros, que permite que as discussões sejam ampliadas para outras cidades.

Leia Também:  Presidente da CLDF toma posse como governador em exercício

Também quero deixar meu reconhecimento ao secretário de Turismo, Cristiano Araújo (@cristiano.araujodf), outro apoiador de primeira hora desta grande iniciativa. E destacar a minha emoção em estar ao lado de quatro arquitetos que compuseram a equipe de Niemeyer: Salviano Guimarães, Walter Makhohl, Cláudio Queiroz e Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz.

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom Paulo Octavio

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?