Rádio EG News Quinta, 25 de junho de 2026 25/06/2026
EG News
Siga-nos
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
Empresas Privadas GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Neoenergia investe R$ 12 milhões para ampliar regularização da rede elétrica no Assentamento 26 de Setembro

Por Redação 25/06/2026 às 15h34 • Atualizado em 25/06/2026 às 12h35
Imagem da matéria

Nova etapa das obras beneficiará mais de 6 mil famílias com energia segura e regularizada até o fim de 2026

Brasília, 25 de junho de 2026 – Mais de 6 mil famílias do Assentamento 26 de Setembro serão beneficiadas por um novo ciclo de investimentos da Neoenergia Brasília para ampliar a regularização do fornecimento de energia na região. A distribuidora anunciou R$ 12 milhões para a segunda etapa das obras de conformidade da rede elétrica local, que começam nesta quinta-feira (25) e tem previsão de conclusão até final de dezembro deste ano.

O início das obras foi anunciado durante cerimônia realizada na 26 de Setembro pela governadora Celina Leão, pelo diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, pelo diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, por outros executivos do governo local e da distribuidora.

A iniciativa contemplará mais de 6 mil unidades consumidoras localizadas entre as ruas 02 a 06 do assentamento, levando infraestrutura moderna, maior segurança e qualidade no fornecimento de energia. A ação faz parte do compromisso da Neoenergia de substituir ligações clandestinas por uma rede regularizada e preparada para atender às necessidades da população.

O projeto prevê a instalação de novos postes, cabos e transformadores, além da implantação de medidores individuais e do cadastramento dos moradores junto à distribuidora. Com a regularização, os consumidores passarão a contar com acesso oficial à energia elétrica, medição individualizada e cobrança de acordo com o consumo real.

Atualmente, a Rua 01 e trechos da Avenida Principal já possuem atendimento regularizado, beneficiando 1,4 mil residências.

“O fornecimento regular de energia representa mais segurança, dignidade e qualidade de vida para a população. Essa nova etapa reforça nosso compromisso de levar infraestrutura adequada e um serviço cada vez mais confiável às comunidades do Distrito Federal”, destaca Frederico Candian.

”Esse investimento na 26 de Setembro faz parte de uma estratégia mais ampla do Grupo Neoenergia de contribuir para a transformação das comunidades onde atua, levando infraestrutura moderna, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão energética”, reforça João Paulo Rodrigues.

Mais segurança para moradores e para a rede elétrica - Além de ampliar a qualidade do abastecimento, a regularização reduz riscos de acidentes causados por instalações improvisadas e contribui para a diminuição de interrupções provocadas por sobrecargas na rede.

Programa já beneficiou mais de 52 mil famílias - A nova etapa dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que investiu R$ 2,2 milhões na regularização do Trecho 1 do Assentamento 26 de Setembro, abrangendo as ruas 1 e 1/2 até o tronco paralelo à DF-001. Na ocasião, mais de 1,4 mil famílias foram beneficiadas, com execução e fiscalização técnica realizadas pela Neoenergia.

A ação integra o programa Energia Cidadã, desenvolvido pela Neoenergia em parceria com o programa Energia Legal, do GDF. Nos últimos cinco anos, a iniciativa já garantiu o acesso à energia regularizada para mais de 52 mil famílias do Distrito Federal, beneficiando cerca de 156 mil pessoas.