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AVL e Tupy desenvolvem motor a hidrogênio mais eficiente

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AVL e Tupy desenvolvem motor a hidrogênio mais eficiente

O hidrogênio é considerado como o combustível do futuro, porém, seu uso atualmente está passando longe dos carros e se concentrando nos veículos de transporte de cargas e passageiros.

Tendo quase perdido a batalha para os elétricos, ele agora pode ser mais uma alternativa para o setor. Na Tupy, empresa multinacional sediada no Brasil, desenvolveu de um novo motor movido por hidrogênio.

A alegação é que o mesmo seja o mais eficiente do mundo no uso do hidrogênio, que nesse caso seria usado como gás veicular, ou seja, para seus queimado em um motor de combustão de ciclo diesel.

O foco é usar o combustível para uso em caminhões e ônibus, reduzindo assim o impacto ambiental causado pelos motores movidos por óleo combustível.

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Esse projeto é liderado pela austríaca AVL List (a mesma que desenvolveu os motores da Chery e JAC, por exemplo), Tupy (que fornece blocos de motores e outras usinagens para a indústria automotiva) e Westport Fuel Systems, que atua em combustíveis alternativos.

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AVL e Tupy desenvolvem motor a hidrogênio mais eficiente

Na busca pelo carbono neutro, o propulsor a hidrogênio pode reduzir mais rapidamente o impacto das emissões por conta do uso de propulsor a combustão, já difundido no mundo.

Mas, para usar o hidrogênio de forma eficiente, o motor tem que ser totalmente novo, com usinagem complexa e injeção direta de alta pressão, coisas que Tupy e AVL sabem fazer.

Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, disse: “Acreditamos que nosso conhecimento técnico e colaboração com clientes e universidades nos permitem desempenhar um papel importante no processo de descarbonização. Estamos estudando novos materiais, geometrias e usinagem que visam melhorar o desempenho de novos combustíveis alternativos de baixo carbono. Nessa busca por uma solução de transporte carbon-free e com custo viável, fazer parceria com empresas como a AVL e a Westport é gratificante”.

O desenvolvimento se deu com a Universidade de Graz, que contribuiu para o chamado AVL HydrogenEngine. Espera-se para 2022 mais resultados de testes e a conclusão do projeto. Além da combustão, o hidrogênio é usado atualmente em veículos comerciais através de células de combustível.

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[Fonte: Automotive Business]

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Detran-DF apoia o transporte do 7o coração do ano

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O órgão veio de Goiânia no avião da FAB e, da Base Aérea para o HFA, pelo helicóptero do Detran-DF

(Brasília – 28/3/2024– Na noite da última quarta-feira (27), por volta de 19h30, as equipes da Unidade de Operações Aéreas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal foram acionadas pela Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal para mais um transporte do 7o coração captado para doação de órgãos do ano.

De Goiânia para a Base Aérea de Brasília, o coração e a equipe médica foram transportados a bordo do avião da FAB.

Da Base Aérea para o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), localizado no Hospital das Forças Armadas (HFA), foram transportados no Sentinela 01, aeronave do Detran-DF.

Balanço
Uma parceria do Detran-DF com o SAMU já resultou no transporte aéreo de 63 corações entre outros órgãos, desde 2015. A agilidade no transporte desses órgãos é imprescindível para o seu aproveitamento nos transplantes. E a pronta ação das equipes do Sentinela são de extrema importância no célere translado do órgão dentro do DF.

Fonte: Ascom Detran

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