Rádio EG News Quarta, 03 de junho de 2026 03/06/2026
EG News
Siga-nos
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
Empresas Privadas GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Operação CritoGato desmonta mineradora clandestina no Jardim Botânico e revela avanço de esquema criminoso para áreas urbanas

Por Redação 02/06/2026 às 16h19 • Atualizado em 02/06/2026 às 13h20
Imagem da matéria

Ação conjunta da Neoenergia e da PCDF apreende 90 equipamentos; energia desviada seria suficiente para abastecer 1.300 residências por mês

Brasília, 2 de junho de 2026 – A Neoenergia Brasília e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticularam, nesta terça-feira (2), uma sofisticada estrutura de mineração de criptomoedas abastecida por meio de furto de energia elétrica. A ação marca a sexta fase da Operação CriptoGato e ocorreu em uma residência localizada no Condomínio Braúna, no Jardim Botânico.

A ocorrência reforça uma mudança no perfil de atuação dos criminosos. Antes concentrado em áreas rurais mais isoladas de São Sebastião, o esquema passou a operar em regiões urbanas do Distrito Federal. Este é o segundo flagrante de uma mineradora clandestina em área densamente povoada, após uma operação realizada, no mês passado, em Arniqueiras.

Durante a fiscalização, equipes técnicas da Neoenergia e policiais da 30ª Delegacia de Polícia encontraram 90 equipamentos de alto desempenho utilizados para mineração de criptomoedas. Dez deles estavam em funcionamento no momento da operação, alimentados por uma ligação clandestina que desviava energia da rede elétrica.

A estimativa é que o volume de energia consumido irregularmente no imóvel fosse suficiente para abastecer cerca de 1.300 residências por mês. Além dos prejuízos financeiros, esse tipo de fraude representa riscos significativos à população, podendo provocar sobrecarga na rede, oscilações de tensão, interrupções no fornecimento e até incêndios.

“Essa é a segunda mineradora clandestina que nosso time de inteligência encontra em uma área urbana do Distrito Federal. Seguiremos firmes com as operações, pois não se trata apenas de furto de energia, mas de uma prática que compromete a segurança da vizinhança e afeta diretamente os clientes que pagam suas contas em dia”, afirma Arthur Franklim, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Brasília.

Balanço - Desde o início da Operação CriptoGato, em janeiro deste ano, já foram desarticuladas 11 mineradoras clandestinas, apreendidos 760 equipamentos e recuperados mais de R$ 8 milhões em prejuízos causados pelas fraudes. O volume total de energia desviada nas fases anteriores seria suficiente para abastecer toda a região administrativa do Recanto das Emas durante um mês.

O responsável pelo imóvel não foi localizado durante a operação. Segundo informações de seus advogados, ele deverá se apresentar às autoridades até esta quarta-feira (03). Todos os equipamentos foram apreendidos, e as investigações prosseguem para identificar os financiadores e demais envolvidos no esquema criminoso.