Rádio EG News Sábado, 31 de outubro de 2026 31/10/2026
EG News
Siga-nos
Secretarias GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

45 mil jovens de 10 a 14 anos no DF precisam completar vacinação contra a dengue

Por Redação EG News • 31/10/2026 às 11h37 • ⏱️ 4 min de leitura
WhatsApp
Tamanho:
Imagem da matéria

Mais de um terço (45 mil) dos jovens de 10 a 14 anos que se vacinaram contra a dengue no Distrito Federal não completaram o esquema de duas doses. A Secretaria de Saúde (SES-DF) registrou, até outubro, 208,9 mil imunizantes aplicados nesse grupo, sendo 123,9 mil de primeira dose e 78,9 mil de segunda dose.

No DF, a rede pública conta com mais de 130 salas de vacina em funcionamento e estoques disponíveis com validade até setembro de 2027. Completar o esquema vacinal torna-se fundamental, pois uma única dose não é suficiente para garantir a proteção, principalmente no cenário de maior detecção do sorotipo 3 da doença. 

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, Juliane Malta, explica que quem teve dengue há pouco tempo pode desenvolver a doença mais uma vez. "A infecção produz imunidade de longa duração apenas contra o sorotipo que causou a doença, deixando a proteção contra os demais sorotipos incompleta", detalha. 

Atualmente, a vacina protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Novo sorotipo em circulação

Além do início do período de chuvas, historicamente associado a um aumento do número de casos, a SES-DF monitora os casos do sorotipo 3 da dengue. Isso porque, entre 2022 e 2024, o DF registrava prioritariamente a circulação dos vírus dos tipos 1 e 2. Já em 2025 e 2026, apesar de o número de casos ser menor que o registrado nos anos anteriores, chama a atenção o crescimento do sorotipo 3. 

Até 17 de outubro deste ano, foram notificados 3.696 casos prováveis no DF. Análises genéticas em 113 amostras coletadas em pacientes indicaram que 72 eram do sorotipo 3. No mesmo período de 2025, haviam sido notificados 10.303 casos prováveis da doença, sendo que, de 177 amostras analisadas, 79 eram do sorotipo 3. 

Sintomas e sinais de alarme

A gerente de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SES-DF, Aline Folle, esclarece que os sintomas da dengue causada pelo tipo 3 do vírus são semelhantes aos de outros tipos da doença, como febre, dor de cabeça, cansaço, dor muscular e dor atrás dos olhos. 

O tratamento segue a mesma linha, com foco na hidratação e no repouso. "É importante que as pessoas não tomem medicamentos por conta própria, porque há remédios que podem agravar a situação", alerta Folle.

Arte: Divulgação

 
Medidas de prevenção

Somadas à vacinação dos jovens, outras medidas são necessárias para combater a doença. "A imunização é uma importante estratégia para evitar hospitalizações. Vale destacar que a dose não substitui as medidas de controle do mosquito transmissor. Mesmo uma pessoa vacinada deve continuar a adotar ações preventivas", afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, Juliane Malta. 

Nesse cenário, a recomendação é manter os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti e impedir a presença de larvas em residências e outros estabelecimentos. Os moradores devem vasculhar o jardim e o quintal em busca de objetos e plantas com água parada, onde as larvas do mosquito se desenvolvem (veja mais dicas na ilustração acima). Além de a população atuar diretamente, a SES-DF atua com equipes de Vigilância Ambiental ao longo de todo o ano no combate ao vetor da dengue. Dentre as medidas estão a instalação de armadilhas, combate às larvas e até a liberação de mosquitos inoculados com a bactéria Wolbachia, tornando-os incapazes de transmitir o vírus.

 

*Com informações da SES-DF