"O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) tem a meta de se tornar uma referência nacional em transparência e controle na gestão pública com a utilização das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para alcançar uma fiscalização "estupidamente transparente e compartilhada." Presidente do TCDF, Conselheiro Manoel de Andrade.
O Conselheiro Manoel de Andrade enfatizou que a transparência é essencial para a democracia e para o controle dos recursos públicos: Fiscalização Transparente e Compartilhada: O TCDF buscará uma fiscalização altamente transparente, permitindo que o público e as partes interessadas compreendam o que está sendo analisado e a linha de ação do Tribunal.
O Tribunal quer incorporar a "visão externa" para identificar o que o Tribunal pode não estar vendo. "O que é que o externo vê que nós não estamos vendo? O que é que o externo vê de nós? O que nós somos para eles?", questionou o presidente, destacando a importância da percepção da sociedade no processo de controle.
O Conselheiro ressaltou que as contas do Estado são contas de todos, e o papel do Tribunal é garantir que a riqueza seja bem direcionada. "Nós somos uma República, há uma repartição da riqueza. E alguém tem que dizer se a riqueza está mal direcionada".
Andrade destacou que a área de Saúde é atualmente uma das que gera mais demandas para o Tribunal.
Para atingir esses objetivos, o TCDF aposta no aprimoramento tecnológico e na inovação, temas que o presidente Manoel de Andrade tem priorizado em sua gestão.
As ferramentas de Inteligência Artificial serão cruciais para aprimorar a percepção e o foco do trabalho do TCDF, permitindo que o Tribunal aprimore sua fiscalização e ofereça respostas com maior agilidade.
A meta é que o TCDF se posicione como uma referência para os demais Tribunais de Contas do país, inovando na forma como o controle externo é exercido.
Por fim, o Empresário Higino França (Casa da Moldura) e Eugênio Piedade (Portal EGNEWS) e todos os presentes, passaram às mãos do Presidente Manoel, uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal.