Seja bem-vindo · Brasília, 01/12/2025
AO VIVO
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
DF POLÍTICO

"servir para servir", essa é a missão de Manoel Andrade, Presidente do Tribunal de Contas do DF

Por Redação 26/11/2025 - 05h47
Imagem da matéria
Ontem, terça feira 25/11, o Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, recebeu Comunicadores, Portais/Blogs e Jornalistas para um bate papo e apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo TC/DF.
 
Em uma conversa bastante descontraida o Presidente contou histórias do começo de sua trajetória política/juridica, até chegar ao cargo de Presidente do Tribunal de Contas.
 
O presidente, conhecido por ser o decano da Corte, também relembrou episódios de sua vida pública como Deputado Distrital e a forma como sempre buscou "servir para servir", resolvendo demandas da população, como obras de infraestrutura em regiões administrativas do DF, sublinhando que o cargo eletivo é um compromisso com o povo.
 
Vejam como transcorreu a coletiva:
 
 
SUA HISTÓRIA
 
Manoelzinho do Taxi, como gosta de ser tratado, começou mostrando sua origem de homem simples, nascido em Jaçanã (Rio Grande do Norte). Chegou a Brasilia em 1973 indo trabalhar no Hotel nacional como garçon.
 
Em 1980, comprou seu taxi e passou a trabalhar como taxista, sua comunicação e seu espirito de ajudar a todos o levou a tornar-se presidente do Sindicato dos Taxistas, como sindicalista, iniciou suas atividades voltadas ao mundo jurídico, auxiliando colegas taxistas a fazerem recursos infracionais, por exemplo, e solicitações ao governo das demandas da categoria. Foi diretor-tesoureiro e presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos  Rodoviários do DF; vice-presidente da Federação Nacional dos Condutores Autônomos e Transportadores Autônomos de Bens; diretor da Confederação dos Transportes e diretor da Regional Centro-Oeste do SEST/SENAT.
 
Em 1990, começou sua trajetória política e, na época, filiado ao Partido Trabalhista Renovador (PTR), elegeu-se deputado distrital com 5.623 votos. Também exerceu o cargo de secretário de Administração do Distrito Federal, na gestão Roriz.
 
SUA TRAJETÓRIA JURÍDICA

Em um convite do governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, tomou posse como Conselheiro do TC/DF em 04 de julho de 2000.
 
Entre suas ações como conselheiro e tambem presidente da casa podemos citar:
 
Aproximação do Tribunal dos órgãos do GDF como medida educativa das atividades da Corte de Contas, interagindo para tirar dúvidas e sanear processos, tornando mais eficientes e eficazes os processos de condução das contas públicas; investimento maciço em tecnologia para tornar as atividades do Tribunal mais ágeis e eficazes, trazendo mais eficiência ao cidadão.

"O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) tem a meta de se tornar uma referência nacional em transparência e controle na gestão pública com a utilização das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para alcançar uma fiscalização "estupidamente transparente e compartilhada." Presidente do TCDF, Conselheiro Manoel de Andrade.
 
O Conselheiro Manoel de Andrade enfatizou que a transparência é essencial para a democracia e para o controle dos recursos públicos: Fiscalização Transparente e Compartilhada: O TCDF buscará uma fiscalização altamente transparente, permitindo que o público e as partes interessadas compreendam o que está sendo analisado e a linha de ação do Tribunal.
 
O Tribunal quer incorporar a "visão externa" para identificar o que o Tribunal pode não estar vendo. "O que é que o externo vê que nós não estamos vendo? O que é que o externo vê de nós? O que nós somos para eles?", questionou o presidente, destacando a importância da percepção da sociedade no processo de controle.
 
O Conselheiro ressaltou que as contas do Estado são contas de todos, e o papel do Tribunal é garantir que a riqueza seja bem direcionada. "Nós somos uma República, há uma repartição da riqueza. E alguém tem que dizer se a riqueza está mal direcionada".
 
Andrade destacou que a área de Saúde é atualmente uma das que gera mais demandas para o Tribunal.
 
Para atingir esses objetivos, o TCDF aposta no aprimoramento tecnológico e na inovação, temas que o presidente Manoel de Andrade tem priorizado em sua gestão.
 
As ferramentas de Inteligência Artificial serão cruciais para aprimorar a percepção e o foco do trabalho do TCDF, permitindo que o Tribunal aprimore sua fiscalização e ofereça respostas com maior agilidade.
 
A meta é que o TCDF se posicione como uma referência para os demais Tribunais de Contas do país, inovando na forma como o controle externo é exercido.
 
Por fim, o Empresário Higino França (Casa da Moldura) e Eugênio Piedade (Portal EGNEWS) e todos os presentes, passaram às mãos do Presidente Manoel, uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal.
 

"Conselheiro Manuel Andrade, o nosso Manoelzinho, do alto da sua humildade prova a todos e a cada um de nós que com muito trabalho, esforço, determinação e preparo (formação profissional), é possível traçar o nosso destino. 
Aqui chegou e encarou a luta como auxiliar de limpeza,  depois auxiliar de garçom, garçom, motorista de táxi, deputado distrital, secretário de Estado e por fim conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Formado em Geografia, advocacia e … superou todos os obstáculos com a honestidade de propósito, amor ao próximo, Manoelzinho honra cada um de nós que aqui chegou e realizou o sonho de crescer, formar uma família e servir de exemplo para a gerações futuras", Higino França proprietário da Casa da Moldura.