A partir de agora, os empreendedores do Distrito Federal contam com atendimento exclusivo na primeira unidade do Na Hora Empresarial, inaugurada nesta terça-feira (3) pelo governador Ibaneis Rocha. A nova estrutura, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), funciona no terceiro andar do Venâncio Shopping, no Setor Comercial Sul, e é um marco na modernização e desburocratização dos serviços públicos destinados ao setor produtivo.
Durante a inauguração, o chefe do Executivo destacou a política de simplificação adotada pelo Governo do Distrito Federal ao longo dos últimos anos. “Desde o início do nosso governo, nós passamos a trazer uma desburocratização muito grande para o setor produtivo aqui do Distrito Federal. Tinha um pedido dos empresários para que tivéssemos um ambiente adequado que proporcionasse agilidade na retirada de certidões e na resolução de problemas, e aqui nós reunimos todos os órgãos do DF em parceria também com a Polícia Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.
Com mais de 500 m², a unidade foi planejada para concentrar, em um único espaço, serviços essenciais para a abertura, regularização e expansão de empresas, com atendimento presencial, sem filas e sem necessidade de agendamento. A expectativa é que sejam feitos mais de 500 atendimentos por dia, o que também deve contribuir para desafogar as outras unidades do Na Hora.
O governador anunciou, ainda, a intenção de expandir o modelo para outras regiões administrativas. “A nossa ideia é trabalhar a criação do Na Hora Empresarial também em Taguatinga, para atender toda a região Oeste, que é a maior do DF em número de habitantes e de empresas. Isso já está sendo programado e nós vamos dar todo o apoio para que aconteça o mais rápido possível”, anunciou.
A unidade reúne serviços estratégicos de diferentes órgãos do GDF. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) presta atendimentos relacionados à emissão e regularização de licenças de funcionamento e atividades econômicas; a Vigilância Sanitária do DF atua com licenças e orientações técnicas para empreendimentos das áreas de alimentação, saúde e estética; e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) oferece consultas de viabilidade urbanística e informações sobre uso e ocupação do solo.