VENEZUELA – Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou bloqueio "total e completo" de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.
CRESCE O ENDIVIDAMENTO DOS BRASILEIROS (NEWS RENATO RIELLA – 17 DEZ)
Número de consumidores brasileiros com contas em atraso registrou aumento de 8,93% em novembro de 2025, na comparação com 2024.
Esta pesquisa não é do IBGE, que tem apresentado números positivos para a economia brasileira.
A pesquisa sobre endividamento da população é feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), uma entidade privada, vinculada à Confederação dos Dirigentes Lojistas.
Na passagem de outubro para novembro deste ano, o número de devedores no Brasil cresceu 1,29%.
O levantamento avalia que o Brasil tinha, em novembro, 72,96 milhões de consumidores negativados, o que representa 43,74% da população adulta do país.
A alta anual de devedores foi impulsionada, principalmente, por dívidas com tempo de atraso de 4 a 5 anos (30,12%).
Percebe-se crescente dependência do cartão de crédito rotativo, do cheque especial e de empréstimos pessoais que são justamente as linhas mais caras do mercado.
O Sul apresentou a alta mais expressiva no número de inadimplentes na comparação anual, com crescimento de 9,22%, seguido pelo Norte (8,62%), Sudeste (7,56%), Centro‐Oeste (7,27%) e Nordeste (6,76%).
Em novembro de 2025, cada consumidor negativado devia, em média, R$ 4.781,98 na soma de todas as dívidas.
DÍVIDAS POR SETORES - Destacou‐se a evolução das dívidas com o setor de Água e Luz com crescimento de 23,78%, seguido de Bancos (14,76%), Comunicação (9,93%) e Comércio (0,90%).
Em termos de participação, o setor credor que concentra a maior parte das dívidas é o de Bancos, com 65,24% do total. Na sequência, aparece Água e Luz (10,79%), o setor de Comércio com 9,19% e Outros com 9,11% do total de dívidas.
DOSIMETRIA – Projeto de lei da Dosimetria, aprovado na Câmara dos Deputados em 10 de dezembro e encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, pode sofrer revés no colegiado hoje.
Há possibilidade de que partidos orientem voto contra, assim como farão MDB, PT e outras siglas da base governista.
Pode ocorrer pedido de vista coletivo, isto é, mais tempo para análise da matéria e, com isso, adiar a votação para 2026.
A redação atual, aprovada na Câmara, permite que a progressão de pena seja aplicada de forma geral e para outros crimes, como ambientais, coação no curso do processo, incêndio doloso (com intenção) e outros, podendo beneficiar diretamente líderes de organizações e facções criminosas.
Este é o principal item de contestação.
BENEFÍCIOS - Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada de hoje, o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP), que propõe cortes em benefícios fiscais.
Prevê a redução dos incentivos tributários em 10% ao longo de dois anos, com 5% em 2025 e mais 5% em 2026.
O texto integra pacote defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para compensar a derrubada, em outubro, da Medida Provisória (MP) alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Governistas apostam que a proposta seja votada no Senado ainda hoje.
O pacote está estruturado em três eixos: corte de despesas, redução de benefícios tributários e aumento da tributação sobre bets e fintechs.
REFORMA - Câmara dos Deputados concluiu votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/24, o segundo a regulamentar a Reforma Tributária.
Entre os pontos aprovados, os parlamentares reduziram de 8,5% para 5% a alíquota aplicada às Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) e equipararam a tributação à dos clubes associativos. O texto segue para sanção presidencial.
O texto base do PLP 108, sob a relatoria do deputado Mauro Benevides (PDT-CE), elevou de 5% para 8,5% a alíquota das SAFs, em mudança ao texto aprovado pelo Senado em setembro. Nesta terça-feira, a Câmara retomou o percentual de 5%, após entendimento com líderes partidários.
CORREIOS - Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a proposta de empréstimo para socorrer os Correios já chegou ao Ministério da Fazenda e está sendo estudada pelo Tesouro Nacional.
O valor pode chegar a R$ 12 bilhões. “Fizemos uma negociação com um pool de bancos, que estão dispostos a entrar no financiamento, dentro das regras pré-estabelecidas, sem romper o teto”, disse Haddad.
Sindicatos de trabalhadores dos Correios aprovaram greve geral por tempo indeterminado em pelo menos sete estados. Há incerteza da empresa no pagamento do 13º salário, entre outras anormalidades.
ORÇAMENTO - Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional deve votar hoje o relatório do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026.
ANEL - Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reuniu-se com o prefeito do município, Ricardo Nunes, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em encontro para tratar do futuro da concessão da Enel na capital paulista.
Na reunião, os três chegaram a um consenso e decidiram instar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a iniciar um processo de caducidade da concessionária.
VENEZUELA – Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou bloqueio "total e completo" de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.
Afirmou que o governo venezuelano do ditador Nicolás Maduro foi classificado como organização terrorista estrangeira.
GOLPE DO ADVOGADO
Mais um golpe mira pessoas que têm processos na Justiça. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que quadrilhas estão acessando dados públicos de processos judiciais e entrando em contato com clientes desses advogados para cometer ações criminosas.
No Golpe do Falso Advogado, o bandido cria um perfil falso de um profissional regularmente inscrito na OAB, utiliza seu nome, imagem e informações profissionais reais. Mandam mensagens para as vítimas simulando vitórias em ações judiciais e pedem dinheiro adiantado para o pagamento de taxas, custas ou impostos, para liberar o suposto valor, geralmente via Pix.
Muitas vezes, até enviam documentos falsos e até links maliciosos que podem clonar celular e roubar dados.
PLANO CLIMA - Governo Federal aprovou o novo Plano Clima, após 17 anos desde a sua primeira versão em 2008. O instrumento é o guia de implementação da meta climática nacional sob o Acordo de Paris, pelo qual o Brasil se comprometeu a reduzir entre 59% e 67% de suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2035 em relação a 2005.
Surge um roteiro orientador para que o Governo Federal, governos estaduais e municipais, setor privado, sociedade civil e academia trabalhem juntos para o desenvolvimento sustentável inclusivo.
O objetivo é reduzir as emissões de gases-estufa de 2,04 bilhões de toneladas de CO2 equivalente (volume de 2022) para 1,2 bilhão de toneladas em 2030 e para uma banda que varia de 850 milhões de toneladas (menos 58% em relação a 2022) a 1,05 bilhão de tonelada (menos 49% sobre 2022) em 2035.
ÚLTIMAS CONDENAÇÕES
Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou cinco réus do chamado “núcleo 2” da trama golpista. O delegado da Polícia Federal (PF) Fernando Oliveira, que também era acusado pela PGR de participar do grupo, foi absolvido.
Os condenados são estes:
1. Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (Pena: 24 anos e 6 meses de prisão, em regime inicial fechado e 120 dias-multa).
2. Marcelo Câmara, coronel da reserva e ex-assessor de Bolsonaro (Pena: 21 anos de prisão, em regime inicial fechado e 120 dias-multa);
3. Filipe Martins, ex-assessor especial de Assuntos Internacionais do ex-presidente (Pena: 21 anos de prisão, em regime inicial fechado e 120 dias-multa);
4. General Mario Fernandes, general da reserva, ex-secretário-geral da Presidência e aliado próximo de Bolsonaro (Pena: 26 anos e 6 meses de prisão, em regime inicial fechado e 120 dias-multa).
Moraes votou ainda para condenar Marília Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça na gestão de Anderson Torres, por dois dos crimes da denúncia original: organização criminosa e tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito.
Marília teve uma pena de 8 anos e 6 meses de prisão, em regime inicial fechado, além de 40 dias-multa.
ALERJ – Polícia Federal, na Operação Zargun, investiga o então presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), e o desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, pelo vazamento de informações sobre a prisão do então deputado estadual TH Joias.
Decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou ontem a prisão preventiva do magistrado.
CARNE - Brasil superou os Estados Unidos e se tornou o maior produtor de carne bovina e de vitela do mundo em 2025.
Segundo o Departamento de Agricultura norte-americano, o Brasil é responsável pela produção de 12,35 milhões de toneladas métricas (equivalente ao peso da carcaça) de carne bovina, contra 11,81 milhões de toneladas métricas dos EUA.
MERCOSUL - Expectativa do Governo brasileiro é de que o acordo da União Europeia e o Mercosul seja finalmente assinado, após 25 anos de negociações, neste sábado (20), durante a Cúpula de chefes-de-Estado do Mercosul, em Foz do Iguaçu.
São discutidas salvaguardas propostas pela França, como forma de proteger os agricultores do país contra uma possível invasão de produtos agrícolas do Mercosul, em especial de carne.
Governo brasileiro vê essas salvaguardas como mecanismo que limita os potenciais ganhos do agronegócio brasileiro.
Isso porque há cláusulas que determinam que os europeus podem abrir uma investigação e suspender as vantagens tarifárias do acordo com o Mercosul caso haja um aumento acima de 5% no volume de compra de determinados produtos agrícolas do bloco sul-americano.
JUROS - Banco Central reforça, na divulgação da ata, a sinalização de que não deverá começar a reduzir os juros em janeiro de 2026.
Mostra a necessidade de manter a taxa básica da economia (Selic) no atual patamar, de 15% ao ano.
BC não sinaliza quando deverá começar a reduzir os juros.
FUTEBOL – Dois jogos dominam o interesse dos brasileiros hoje.
Às 14h, o Brasil para, vendo o Flamengo talvez conquistar o título de campeão mundial de futebol, ao enfrentar o PSG de Paris.
À noite, Vasco e Corinthians disputam a final da Copa Brasil.
No Rio, haverá ponto facultativo.
LULA – Como previsto, Presidente Lula faz hoje a última reunião ministerial, na Granja do Torto em Brasília.
Haverá balanço do ano, mas também comentários sobre o próximo ano eleitoral e também sobre ministros que deixarão o Governo para disputar eleições.
ECONOMIA - Índice Bovespa, da Bolsa de Valores, fechou ontem em 158.558 pontos, com baixa de 2,42%.
MUNDO
⬇ EUA - Dow Jones: -0,62%
⬆ EUA - Nasdaq: +0,23%
⬇ EUA - S&P 500: -0,24%
⬇ Europa - Euronext: -0,52%
⬇ China - Xangai: -1,11%
⬇ Japão - Nikkei: -1,56%
💰 MOEDAS
⬇ Dólar Comercial: R$ 5,46 (+73%)
⬇ Dólar Turismo: R$ 5,67 (+0,77%)
⬆ Euro Comercial: R$ 6,42 (+0,83%)
⬆ Euro Turismo: R$ 6,68 (+0,87%)
⬇ Bitcoin: R$ 482.896 (+3,62%)
Por RENATO RIELLA