A 17ª edição da Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou 447 atendimentos. O evento ocorreu nesta quarta-feira (25), em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.
Realizada desde agosto de 2024, a iniciativa mensal já contabilizou 10.211 atendimentos, destacando-se pela oferta integrada de serviços essenciais à população em situação de vulnerabilidade. A partir de 2026, a ação passou a ser promovida na última quarta-feira de cada mês.
Durante a ação, a DPDF e seus parceiros oferecem uma série de serviços, como assistência jurídica gratuita, orientação sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de assistência social, serviços de saúde e bem-estar, corte de cabelo, orientações quanto a serviços bancários e habitacionais, entre outros.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, os resultados da edição demonstram a importância de iniciativas que aproximam a Defensoria Pública da população. “A Quarta do Cidadão consolida-se como uma política pública eficiente, que integra serviços e fortalece a rede de proteção social, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, defendeu.
O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador do projeto, Celso Murilo de Britto, explica que, a cada edição, a organização da ação e o alcance dos atendimentos são aperfeiçoados, com a participação de diversos parceiros. “O modelo integrado permite oferecer respostas mais rápidas e efetivas às demandas da população, garantindo acolhimento e encaminhamentos adequados em um único espaço”, ressaltou.