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Comissão debate impactos da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica no trecho localizado em Minas; assista

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15/07/2021 – 13:15  

Ricardo Botelho/MInfra

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (15), audiência pública para discutir a prorrogação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e seus impactos no trecho localizado no estado de Minas Gerais. O debate foi solicitado pelo deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

Assista no YouTube.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) analisa a prorrogação antecipada do contrato de concessão da ferrovia, que também prevê a devolução à União de 1.751 quilômetros da malha total, que é de 7,2 mil quilômetros.

“Minas Gerais é impactada pelo maior trecho em extensão da Ferrovia Centro-Atlântica, que corta as áreas urbanas de dezenas de municípios. Esta possível prorrogação, se não observar a realidade vivida por estes municípios, poderá gerar
graves prejuízos na qualidade de vida de milhões de cidadãos que vão desde
segurança até efeitos econômicos”, afirma o deputado.

Foram convidados:
– o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcelo da Costa Vieira;
– o superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Gilson Gonçalves de Matos;
– o superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Renan Essucy Gomes Brandão;
– o representante da Comissão Ferroviária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual João Leite;
– o 2º vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano (MG), Marcos Vinícius; e
– o secretário de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Martinello Lima.

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O debate está marcado para as 13 horas, no plenário 11. Os interessados poderão participar enviando perguntas, críticas e sugestões por meio do portal e-Democracia.

Da Redação – MB

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Reprodução – Divulgação: Secom PR

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

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Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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