Seja bem-vindo · Brasília, 09/01/2026
AO VIVO
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DF E TERRITORIOS

Conhecendo a Justiça do DF: TJDFT abre as portas do Judiciário para 573 alunos em 2025

Por Redação 29/12/2025 às 20h39 • Atualizado em 29/12/2025 às 20h41
Imagem da matéria
ouvir notícia
00:00

Na retrospectiva das ações realizadas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em 2025 está o programa Conhecendo a Justiça do DF lançado pela Corte, no dia 11 de abril, e desenvolvido por meio da sua Escola de Formação Judiciária (EjuDFT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

O objetivo é aproximar a Justiça local de estudantes do ensino fundamental, das redes pública e privada, por meio da promoção da cidadania, educação e conscientização sobre direitos e deveres da sociedade de forma leve e prática. O programa já recebeu a visita de 573 alunos(as) de diversas regiões administrativas do DF. Além disso, neste ano, foram promovidas duas edições especiais, voltadas a filhos(as) de servidores(as) e magistrados(as) do Tribunal, que contaram com a participação de cerca de 320 pessoas.

As visitas iniciam com um lanche no auditório Sepúlveda Pertence, na sede do TJDFT, onde os estudantes recebem orientações sobre as instalações que irão conhecer. Eles são recebidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Waldir Leôncio Júnior, que, além de dar as boas-vindas aos alunos, faz questão de saber a opinião de alguns deles sobre o que esperam da visita. “Sejam bem-vindos à casa da Justiça, que também é a casa de vocês. Estamos muito felizes em recebê-los em nosso programa. Queremos que saiam daqui sabendo como o Judiciário funciona, como a Justiça afeta as nossas vidas e, quem sabe, inspirá-los a, no futuro, se tornarem advogados e juízes”, afirmou o magistrado quando recebeu a turma do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte.

Durante a experiência, os alunos têm a oportunidade de conhecer o Tribunal do Júri, onde também participaram de simulação de uma audiência e de bate-papo com magistrados e servidores da Casa. Além disso, também conhecem o AuroraLab e o Memorial do TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

Ao abrir suas portas para os jovens da capital, o TJDFT reafirma seu compromisso com a formação cidadã e com a construção de uma sociedade mais consciente e participativa. O programa Conhecendo a Justiça não apenas aproxima os estudantes do funcionamento do Judiciário, mas também desperta neles valores de responsabilidade, respeito e Justiça, fortalecendo o vínculo entre a instituição e a comunidade escolar.