Seja bem-vindo · Brasília, 18/12/2025
AO VIVO
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DF E TERRITORIOS

TJDFT realiza última sessão do Ano Judiciário

Por Redação 17/12/2025 às 18h54 • Atualizado em 17/12/2025 às 19h00
Imagem da matéria
ouvir notícia
00:00

audiodescrição: Presidente Waldir Leôncio JúniorNa tarde desta terça-feira, 16/12, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Waldir Leôncio Júnior, conduziu a Sessão de Encerramento do Ano Judiciário, realizada na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal, no Bloco D, prédio mais conhecido como Palacinho, do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa (Fórum de Brasília). A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube.   

O presidente fez um breve pronunciamento sobre o Prêmio CNJ de Qualidade, com o qual o Tribunal foi premiado na categoria Diamante, pela sétima vez consecutiva, em Florianópolis/SC. Destacou algumas das entregas que foram feitas pela sua gestão ao longo dos dois anos de mandato, sobretudo o investimento em tecnologia, Inteligência Artificial e na valorização dos servidores(as), aposentados(as) e colaboradores(as) terceirizados(as). “Foi um ano de muitos avanços, muitas conquistas. Estamos muito felizes por todas as obras, com tudo que pudemos realizar, tanto na atividade fim - e com isso somos um Tribunal de excelência -, como na atividade meio”, declarou.  

audiodescrição: Livro, revista e relatório da ouvidoria entregues aos desembargadoresFoi entregue a cada um dos presentes o exemplar da Revista Retrospectiva 2025, produzida e diagramada pela Secretaria de Comunicação (SECOM) e impressa pela Coordenadoria de Editoração e Digitalização (CODIG). O material reúne um apanhado das principais ações, programas e projetos desenvolvidos pela Presidência,  1ª Vice-Presidência, 2ª Vice-Presidência e pela Corregedoria do Tribunal.  

Além disso, também receberam o Relatório da Ouvidoria, com os números e principais ações implementadas em 2025; e o livro Transformação Digital e Inteligência Artificial em Prática: casos, tecnologias e impactos no TJDFT. “No livro temos artigos escritos por vários magistrados e servidores que relatam um pouco da história da tecnologia do nosso Tribunal, algumas experiências e no que consiste o Plano de Transformação Digital (PTD), que é um plano sociotecnológico”, contou o presidente. “Sociotecnológico é uma palavra que eu aprendi com o Luís Fernando, secretário de Tecnologia. Seria atividade humana que utiliza a máquina, pilota a máquina - por isso nós temos o Copilot – e também integra as pessoas. Na verdade, o Plano de Transformação Digital foi desenvolvido tanto na Secretaria de Informática quanto na nossa Escola de Formação Judiciária do Distrito Federal e está com 90% das ações planejadas já realizadas”.  

O desembargador esteve, antes do começo da sessão, na Portaria Principal do TJDFT, no Bloco B, onde foi implantado o sistema de reconhecimento facial. Segundo ele, mais uma etapa da modernização. Anunciou para o dia 15 de janeiro a reinauguração do Palacinho e informou que o projeto de paisagismo dos jardins, realizado em cooperação com a Novacap, sem custos para o Tribunal, também está em andamento.  

audiodescrição: Todos os desembargadores presentes na Sala de Sessões Plenárias posados para fotoO 1º vice-presidente, desembargador Roberval Belinati, parabenizou o presidente e os colegas de gestão pelo ano de trabalho concluído e pelo prêmio, mais uma vez, como um dos melhores tribunais de médio porte do país. “Recebam nosso reconhecimento e que o Natal nos inspire a fraternidade e o Ano Novo nos encontre unidos, firmes e ainda mais dedicados à causa da Justiça”. 

O 2º vice-presidente, desembargador Angelo Passareli, e o corregedor da Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, lembraram que foi um ano de muitos desafios e destacaram o comprometimento dos servidores da casa. Ambos ressaltaram que as gestões se encerram, mas não se pode pensar em descontinuidade do trabalho. “As pessoas passam, o Tribunal fica. E, assim, ganham o Estado, ganha a nação e as instituições”, afirmou o corregedor. 

Confira o pronunciamento do 1º vice-presidente Roberval Belinati. 

Fotos: Dimmy Falcão